Tópicos Autor Data Resposta
Onde encontrar arquivos científicos sobre a eficiencia dos higienizadores orais e possíveis danos nas papilas gustativas,como destruicao, CA...? Grata, Lucia.
Preciso c/ urgencia desses artigos p/ discutir c/ renomado clínico geral aqui em Recife, pois ele é veemente contra o uso do Kolbe ou de qqer raspador lingual, mas até agora nenhum dentista conseguiu provar o contrário e tb nao vi nenhum trabalho no seu site relacionado a isso, a nao ser falando sobre os componentes sulfídricos, análises comparativas escovas/kolbe...,preciso de algo mais específico.Certa da sua contribuicao, agradeco antecipadamente, Lúcia Oliveira, CD Recife.

Lucia Oliveira
16/02/2010 às 6:44 7

Re:
Cara Colega Lucia, todos os trabalhos mostram benefícios de se usar limpadores de língua e alguns ate mostram que eles causam menos danos que a escova de dente. Você pode encontrar vários deles aqui mesmo no site da Kolbe em pesquisas no http://www.kolbe.com.br/pesquisas_pesquisa.php Isso já nem se questiona mais hoje em dia , que lastima!!! Sugira ao “renomado” colega que leia antes de falar bobagens e peça que ele se filie a biblioteca da Bireme Medline que é a maior do mundo e que tem inúmeros artigos publicados, ele poderá ler no computador mesmo, assim vai ser fácil ele se atualizar. Coisas desse tipo são lastimáveis e mostram que nem todo renomado é atualizado, já que ele esta falando essas bobagens deveria apresentar algum trabalho publicado comprovando algo contrario kkk. Se você ler os trabalhos que estão La na nossa Home Page na integra , verá que falam sobre isso sim. Não existem trabalhos só para isso , seria simplório demais , os trabalhos são mais abrangentes e não só mostram que a higiene da língua com limpadores são absolutamente necessárias e benéficas ( pois isso é fato consumado a muito tempo) como não causam danos. Sugiro que leia em especial a pesquisa : Avaliação quantitativa da capacidade de remoção dos resíduos do dorso da língua através do uso de dois limpadores e o Contribuição para a redução da halitose , o Métodos para a limpeza da língua: um estudo clínico comparativo empregando um monitor portátil de sulfetos ( esse trabalho foi publicado nos EUA e fala inclusive que o Kolbe não causa danos a papilas e que a escova de dentes é mais agressiva) e também o : AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA LIMPEZA DO DORSO DE LÍNGUA NA INCIDÊNCIA DE ALVEOLITE E NO CONTROLE DE DOR, EDEMA E TRISMO PÓS-EXTRAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INFERIORES E SUPERIORES RETIDOS que não somente fala dos benefícios de se limpar a língua como mostra comparando pacientes que foram operados e que usaram antes da cirurgia o Kolbe e outros que não usaram e quais os benefícios nos pós-operatórios . Sugiro que imprime esses três artigos e mande de presente para o colega, se ele se der ao trabalho de ler eu duvido que não repense sua posição. Um grande abraço e não fique preocupada com isso pois com certeza o colega esta ultrapassado no tempo , a higiene com limpadores de língua é uma coisa irreversível , se assim não fosse as grandes multinacionais não tinham lançados os limpadores nas escovas depois que eu lancei o Kolbe.

Ana Kolbe
16/2/2010 às 16:19  
Re:
Cara colega Ana, Obg pelo pronto atendimento e por ser tao solícita. Já entrei no site da Bireme e estou lendo alguns resumos p/ dps selecionar os mais bem embasados, estudarei e discutirei c/ o colega, pois só descobri da sua tese contraria pq uma paciente me passou q ele desaurorizava as prescricoes dos CD`s,bem, darei notícias em breve, tb estou pesquisando pela UNICAMP junto a uma colega,irei bem fundamentada, grata, Lúcia.

Lucia Oliveira
18/2/2010 às 10:10  
Re:
va em frente e conte comigo

Ana Kolbe
18/2/2010 às 11:31  
Re:
Cara Ana,gostaria de saber se há algo publicado na PubMed sobre o Kolbe, encontrei um artigo c/ o título "Plexiglass as base material for dental technical work",1981,mas no abstract available, existem outros?Os da Bireme Medline já estou consultando,grata mais uma vz, Lúcia.

Lucia Oliveira
22/2/2010 às 21:3  
Re:
Lucia , infelizmente nao sei onde todos os artigos escritos sao publicados , confesso a voce que nem tenho conhecimento de tudo que é escrito sobre o Kolbe pois algumas pesquisas sao feitas sem eu nem tomar conhecimento e muitas vezes so sei atraves de terceiros, teriamos que pesquisar mesmo.

Ana Kolbe
23/2/2010 às 6:22  
Re:
Obg,darei o feedback,assim q estiver c/os artigos em mãos,garanto q irei conversar c/o colega cientista bem embasada, Lúcia.

Lucia Oliveira
27/2/2010 às 9:29  
Re:
ok fico no aguardo

Ana Kolbe
01/3/2010 às 6:52  

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------